24 novembro 2010

Sugestões de Atividades para dificuldades/distúrbios de aprendizagem

5 comentários:

  1. A criativa turma de Avaliação e Intervenção da Linguagem Escrita postará sugestões de atividades para a clínica fonoaudiológica de linguagem escrita...

    ResponderExcluir
  2. Faculdade Nossa Senhora de Fátima
    Disciplina de Avaliação e Intervenção em Linguagem Escrita
    Professora: Viviane Pasqualeto
    Acadêmicas Bibiana L. Crippa e Franciele da Rocha

    Atividade de Linguagem Escrita

    OBJETIVO
    Estimular a linguagem escrita e a consciência fonológica.

    PROCEDIMENTOS
    Deverá ser realizado um dominó que será composto por peças com uma figura e um espaço em branco, onde a criança deverá escrever o nome da figura.
    Com a última letra, do nome desta figura, a criança deverá encontrar outra figura que se inicie com a respectiva letra da palavra escrita.

    EX:

    Desenho/ÁRVORE
    Desenho/ESTRELA

    ResponderExcluir
  3. Faculdade Fátima
    Disciplina de Avaliação e Intervenção em Linguagem Escrita
    Professora: Viviane Pasqualeto
    Acadêmicas: Bruna Rosa Gianni, Dayana S. de Carvalho e Rafaela Panazzolo

    Atividade de Linguagem Escrita

    OBJETIVO
    Estimular as funções:
    • Executivas;
    • Cognitivas;
    • Linguagem oral e escrita;
    • Memória de trabalho;
    • Consciência fonológica.

    ATIVIDADE
    A atividade ocorrerá em três etapas:

    1ª – Será mostrada a criança 18 figuras (neste exemplo todas iniciando com F ou V), e solicitada que separe todas as que se iniciam com F.
    As figuras selecionadas pela criança serão dispostas em uma ordem determinada pelo terapeuta. A criança irá observá-las durante um minuto. Após, as figuras selecionadas serão viradas para baixo.

    2ª – A criança deverá dizer em voz alta a ordem das figuras que estão viradas para baixo.
    Sabemos que a memória não memoriza em ordem exata, mas sim nos faz lembrar das primeiras e últimas imagens, ocorrendo uma “falha” nas imagens centrais. Portanto, não devemos exigir que a criança lembre de todas as imagens, mas que se esforce para isso.

    3ª – Caso possua linguagem escrita, após 5 minutos, as imagens serão novamente viradas para cima e, então, a criança escreverá seus respectivos nomes.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Seguem as atividades propostas pela Lucrécia e Mariane:

    Atividade 1
    Objetivos:
    Conhecer nosso idioma
    Melhorar a capacidade de observação
    Compreensão de leitura

    Desenvolvimento:
    Dar a criança a seguinte lista, para em um tempo determinado, encontrar as soluções. Em cada frase existe camuflado um nome de homem ou mulher escrito dentro de uma palavra ou uma parte dele no final de uma palavra e a outra no princípio da seguinte.

    Aqui você tem 10 frases em que estão ocultos nomes de homens ou mulheres. Por exemplo na frase:
    Caminhando_ rapidamente escapou da chuva. Podemos encontrar o nome Dora.

    É a menina cujo semblante parecia triste.
    Que este seja seu lema: ria e sorria para alegrar a vida.
    Se não pagas, partirás para outros lugares distantes.
    Ocorre muita chuva nessa região.
    É este o erro que cometeu.
    Quando vi a confusão corri também.
    Entrar no mar custou-lhe a vida.
    A tropa, bloqueada, não conseguiu escapar.
    Fabricar mensagens não era precisamente seu forte.
    Coma teus doces que eu como os meus.
    Você pode me dizer os 10 nomes?


    Soluções: 1. José; 2. Maria; 3. Gaspar; 4. Vanessa; 5. Roque; 6. Rita; 7. Marcus; 8. Pablo; 9. Carmem; 10. Mateus.

    Atividade 2
    Material: caneta e lápis
    Objetivos:
    Melhorar a capacidade verbal
    Desenvolver a capacidade de associação de idéias
    Desenvolver a imaginação

    Desenvolvimento: Entrega-se uma ficha em que aparece uma notícia fora de ordem e sem título; deve-se buscar a ordem lógica e propor um título. As notícias são reais, assim na solução deve aparecer o título e o texto do jornal, mas podem haver outras opções originais igualmente válidas, que a fonoaudióloga deverá julgar.

    Acabou de chegar uma notícia muito importante no jornal, mas o portador que a trazia enganou-se e, em vez de rasgar uma folha sem importância, rasgou a folha em que ela estava escrita e, alem do mais, não acha o pedaço de papel onde estava o título. Você seria capaz de reconstruir a notícia e lhe dar um título curto e atraente?
    “Os policiais, usando uma vassoura, caçaram uma lagartixa no banheiro da casa, depois de uma breve perseguição, restabelecendo assim a normalidade. Vários agentes se deslopcaram até o local, onde Covadonga Martínez lhe relatou que estava totalmente aterrorizada por ter encontrado uma lagartixa em sua casa, solicitando-lhes que a livrassem do réptil.
    Covadonga Martínez, moradora de Palma de Mallorca, ligou para a polícia do município às duas da madrugada do domingo passado para comunicar que tinha um grave problema em seu domicílio.”

    Solução: “Covadonga Martínez, moradora de Palma de Mallorca, ligou para a polícia do município às duas da madrugada do domingo passado para comunicar que tinha um grave problema em seu domicílio. Vários agentes se deslocaram até o local, onde Covadoga Martínez lhes relatou que estava totalmente aterrorizada por ter encontrado uma lagartixa em sua casa, solicitando-lhes que a livrassem do réptil. Os policiais, usando uma vassoura, caçaram uma lagartixa no banheiro da casa, depois de uma breve perseguição, restabelecendo assim a normalidade.”
    Variante: A notícia pode ser mais desestruturada, etc.


    Atividade 3
    Objetivos:
    Ativa o lobo temporal esquerdo. Trabalha memória e linguagem.
    Desenvolvimento: Neste jogo, a pessoa deve combinar o mais rápido possível os pedaços de palavras que estiverem na sua frente para formar palavras completas relacionadas a um tema pré-determinado.
    Recorte os pedaços de palavras e forme 20 nomes de aves com os mesmos.

    Exemplo de pedaços de palavras. Categoria: aves
    rinha mar diz ivo guá ur par
    go uia dor bi nha ça sara
    inha ja min gar ando per ave
    ta dal ubu mbu fal cú corru
    cura cor struz fai ág cão ga
    uja gali con fla pião reca são




    Solução: andorinha, urubu, gaivota, águia, galinha, saracura, condor, corrupião, jacú, faisão, falcão garça, inhambu, marreca, pardal, perdiz, coruja, avestruz, biguá, flamingo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Atividades de Angélica, Fernanda, e Elisângela:

    Trava-línguas, parlendas, quadrinhos, poemas. Apropriados para se trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica, por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder ao falado ao escrito, além de brincar com o som, a forma gráfica e o significado das palavras.
    Objetivos: Ler e reler textos que os alunos conhecem de memória, fazendo correspondência entre a oralidade e a escrita. Ampliar o vocabulário dos alunos e promover a aquisição das bases alfabéticas.

    ResponderExcluir